quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Obras do Parque Rio do Peixe já transformam a área central de Videira

foto Silvia Palma


Falta pouco para os videirenses terem acesso a um dos espaços esportivos e de lazer mais modernos do estado. Ao visitar o canteiro de obras na manhã desta terça-feira (20), o prefeito Wilmar Carelli, recebeu dos responsáveis pela construção do Parque Rio do Peixe, a informação que pelo menos 45% das obras na Praça do Lazer já estão concluídas. Segundo os engenheiros a implantação de todo o sistema de drenagem do parque, assim, como o piso da quadra poliesportiva, da pista de skate, da quadra de streetball , do espelho d´água e a infraestrutura e alvenaria da lanchonete estão concluídas.

Além disso, as empresas também já implantaram a rede de abastecimento de água e a rede de distribuição interna de energia elétrica do parque. Os muros de gabião e a infraestrutra para as calçadas da Rua Dionizio Locatelli que receberão um acesso para o parque também já estão prontas. “A cada vistoria que faço nas obras me emociono, porque já vislumbro o quanto nossa cidade ficará bonita e moderna e o quanto os videirenses irão ganhar em qualidade de vida com a conclusão deste parque”, disse Carelli que vem recebendo vários elogios pela iniciativa empreendedora e arrojada que adotou ao dar início a construção do Parque do Rio do Peixe.

O prefeito explica que a construção da Praça do Lazer é a primeira etapa de um total de três áreas que o projeto contempla. A Praça do Lazer está sendo construída no antigo triângulo do trem, na entrada do bairro Farroupilha e será  voltada para a prática de atividades esportivas, apresentações culturais e áreas para convívio social.  O complexo recreativo e esportivo que a Praça vai abrigar contará com pista de skate, quadras de streetball, quadra poliesportiva, quadra de areia, playground, aparelhos de ginástica, cancha de bocha, mesa de jogos, anfiteatro, lanchonete, lago, monumento, ciclovia e local para estacionamento. O investimento da Prefeitura nessa etapa é superior a R$ 2,3 milhões.

Saiba mais sobre o Parque Rio do Peixe

O Parque Rio do Peixe está sendo construído na margem esquerda do Rio do Peixe, onde foi traçada a histórica ferrovia ligando São Paulo ao Rio Grande do Sul. Executado pela Prefeitura de Videira, o projeto será implantado no trecho entre o antigo “triângulo de manobra do trem” e o Sesi, totalizando uma extensão de 1.400 metros. O Parque será construído a partir da revitalização das margens do rio, criando uma área verde em pleno centro da cidade de Videira, com três praças unidas por circuitos de caminhada e ciclovia.

A primeira é a Praça do Lazer cujas obras já estão em andamento. Este espaço  é voltado para a prática de atividades esportivas, apresentações culturais, com áreas para convívio social. A segunda área é o Largo da Estação, que tem como objetivo se tornar o ponto de encontro, happy-hour e convívio entre as pessoas, além de também constituir o ponto principal de recepção ao turista. Neste espaço, será construída a Praça Seca. Esse local multiuso de 140 metros de comprimento receberá eventos, feiras, manifestações populares e servirá de extensão para bares e restaurantes.

O último ponto, estará nas proximidades do Sesi e  destacará o resgate histórico e a educação. A Praça do Conhecimento estará situada entre símbolos históricos do crescimento econômico da cidade (o frigorífico, berço da Perdigão, hoje Brasil Foods e a antiga cantina da Família Fernandes, representando as vinícolas do município). Esta Praça fortalecerá a identidade cultural herdada dos imigrantes italianos e alemães que fundaram a cidade, além dos caboclos. A Praça do Conhecimento também contará com brinquedos educativos que facilitarão e estimularão o aprendizado das ciências e de educação ambiental, voltados para a fauna e flora das margens do Rio do Peixe. (Silvia Palma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário