terça-feira, 28 de maio de 2013

Ação retira cerca de três toneladas de lixo dos rios



Na tarde deste sábado (25) a Prefeitura de Caçador através da Defesa Civil realizaram a ação de limpeza dos Rios do Peixe e Caçador. Esta principal atividade marcou a Semana da Defesa Civil e envolveu cerca de 150 participantes que coletaram cerca de três toneladas de lixo das encostas. O prefeito Gilberto Comazzetto acompanhado da vice-prefeita Luciane Pereira e do vereador Valmor De Paula estiveram presentes na ação acompanhando o trabalho dos grupos. 
Equipes formadas por brigadas de empresas juntamente com do tiro de guerra, bombeiros voluntários, Escoteiros Pindoramas e Polícia Militar Ambiental se dividiram e percorreram a Ponte Osvaldo Alves da Rocha (ponte da Pista Olímpica), a Pinguela da rua Luiz Tortato e seguiram até a Ponte Victor Pavelski, no bairro Berger recolhendo dejetos das encostas.
Segundo o diretor da Defesa Civil, Sérgio Eloy Bisotto, foram recolhidos os mais diversos tipos de lixo, desde pneus usados, roupas, cobertores, plásticos, televisões, geladeiras, sofás entre tantos outros. “Estes materiais só vem a agravar uma enchente quando esta acontece. Então é importante que as pessoas saibam que não se deve jogar esses materiais nas encostas dos rios, afinal eles demoram anos para se decompor e em caso de enchente só trazem problemas ainda maiores para o município”, declara.
Os materiais recolhidos na ação foram encaminhados para o Pátio Central da Prefeitura, onde os associados da Cooperativa, Cidadania e Meio Ambiente (COOCIMA) realizarão a triagem do material reciclável e o que restar será enviado para o aterro sanitário.
Segundo o prefeito esta ação envolve uma questão educacional. “A educação de saber que não se deve jogar lixo nos rios é o princípio da mudança que queremos. A comunidade precisa aprender que estes dejetos encontrados nos rios podem prejudicar o meio ambiente e o local em onde vivemos. Dessa forma, a ação da Defesa Civil mostra o que está errado e busca ensinar a conscientização a sociedade, mostrando a importância de preservar os rios e todo município”, completa o prefeito Gilberto Comazzetto.
A Prefeitura de Caçador através da Defesa Civil de Caçador agradece a participação das empresas Adami S/A Madeiras, Frame Madeiras, Sincol S/A, Rotta Móveis, Temasa, Rotta Madeiras, Laminados AB e a Somar Embalagens, Tiro de Guerra, Polícia Militar Ambiental, Bombeiros Voluntários, Escoteiros Pindorama além da parceria com a Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura.
fonte:Tw

Nenhum comentário:

Postar um comentário