quinta-feira, 23 de maio de 2013

Etapa Municipal da Conae 2014 identifica propostas de Videira


   












Cerca de 300 pessoas entre estudantes, pais, profissionais da educação, gestores, agentes públicos e da sociedade civil marcaram presença nesta quarta-feira (22), na Conferência Nacional de Educação 2014 (Conae) .

A abertura da Conferência contou ainda com apresentações culturais das escolas Padre Bruno Pokolm e Waldemar Kleinubing, além da palestra do professor-doutor da Unoesc Joaçaba – Luiz Carlos Lückmann que falou sobre a valorização dos profissionais da educação, assunto pertinente ao Eixo 6 da Conae. “A abordagem do professor Lückmann foi extremamente positiva para ampliar o conhecimento dos participantes em torno de um dos eixos que Videira está discutindo”, disse o secretário de Educação – Roberto Maraschin Primo que agradeceu o envolvimento dos vários segmentos da sociedade no evento. “As propostas colhidas aqui são legítimas e importantes porque são apontadas por pessoas que vivenciam o cotidiano da educação videirense e conhecem profundamente nossa realidade”.

Durante todo o dia, os envolvidos discutiram três eixos temáticos: Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho e Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos. Dessa discussão os grupos apresentaram 27 propostas, das quais 17 foram aprovadas em assembléia para ser apresentada na etapa microrregional da Conae. Além disso, também foram eleitos 40 delegados para representar o município no próximo evento que acontecerá em data ainda a ser definida.

As deliberações realizadas durante o encontro microrregional serão encaminhadas à Conferência Estadual de Educação que, por sua vez, encaminhará as deliberações do Estado de Santa Catarina à Conferência Nacional de Educação prevista para acontecer de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília. 


Silvia Palma
Assessora de Comunicação Prefeitura de Videira
Fotos: Pedro Schaitel

Nenhum comentário:

Postar um comentário