quarta-feira, 29 de maio de 2013

III Mostra do Vinho terá oficinas gratuitas de degustação

  
A III Mostra do Vinho Catarinense, que acontece no dia 4 de junho, no Hall da Assembleia Legislativa, terá oficinas de degustação gratuitas, em três horários ao longo do dia. O evento contará com vinícolas de todas as regiões produtoras de Santa Catarina, inclusive algumas das premiadas em eventos nacionais e internacionais do setor.
São três oficinas, às 10h30, às 13h e às 14h30, oferecidas pelo IFSC, que é parceiro na promoção do evento. As inscrições estão disponíveis no site www.alesc.sc.gov.br/escola, da Escola do LegislatiVA.
A mostra, realizada pela primeira vez em 2011, marca a abertura simbólica do primeiro barril do vinho produzido no Estado e é uma das ações que busca valorizar a vitivinicultura catarinense e o enoturismo vinculado ao setor. A atividade integra as comemorações do Dia Estadual do Vinho (primeiro domingo de junho).

Mostra inicia às 10h30
A partir das 10h30 as vinícolas apresentarão seus produtos aos visitantes e às 19h, em uma solenidade, ocorre a sangria do barril. Logo após está programada uma degustação dos vinhos produzidos no Estado. Conforme o deputado Padre Pedro Baldissera (PT), autor do projeto que resultou na criação do Dia Estadual do Vinho, apesar da qualidade dos vinhos catarinenses o consumidor do Estado em geral desconhece a produção local, e prioriza produtos importados, muitas vezes de qualidade inferior. A divulgação do vinho que é produzido em Santa Catarina amplia, cada vez mais, a ponte entre vinícolas e consumidores.
A promoção é da Cresol Tangará, prefeituras municipais de Tangará, Nova Trento, Urussanga, Pinheiro Preto, São Joaquim, SINDIVINHO, Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe da região de Urussanga (PROGOETHE), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) com o apoio do mandato do deputado Padre Pedro Baldissera.  

Posição de destaque
Santa Catarina é o quarto produtor de uvas e o segundo de vinho no Brasil, perdendo apenas para o Rio Grande do Sul. A posição de destaque contrasta com a tendência do consumo interno, muito voltado a vinhos importados da Argentina e do Chile. “Nós temos qualidade para competir, no entanto, perdemos em divulgação e também pela carga tributária que beneficia os importados”, afirma Gilson Panceri Júnior, enólogo, representante da Cresol e que integra a organização da mostra.

Conforme a professora e pesquisadora Márcia Maluf, que atua em um projeto do IFSC na Serra de SC, os vinhos da região já contam com boa visibilidade no país e no exterior, principalmente os brancos, em razão do frio, das altitudes elevadas e da amplitude térmica que resulta em um produto fresco, frutado e “ligeiro”.
Márcia explica que os espumantes catarinenses ganham mercado a cada ano, e os investimentos em tecnologia, pesquisa e formação de mão de obra capacitada já trazem resultados efetivos. “Um exemplo disso foi o primeiro lugar entre os espumantes brasileiros, conquistado pela Villaggio Grando na Expovine, em abril passado”, explica a pesquisadora.
Cássio Turra/Assessoria de Imprensa/ Portal Ag.AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário