A Secretaria da Saúde buscando sempre alertar e prevenir a população de possíveis doenças respiratórias que podem acometer as pessoas nesse período de frio que compreende os últimos meses, traz a público algumas medidas que podem evitar a transmissão da influenza e demais doenças respiratórias.
Para a enfermeira do setor de vigilância epidemiológica Josiane Pontel, algumas medidas podem ser tomadas para prevenir as doenças nesse período de inverno como, frequente lavagem e higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirar, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas, manter os ambientes bem ventilados, evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza, evitar sair de casa em período de transmissão da doença, evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados) e adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
Josiane ainda destaca que este ano como medida de prevenção, praticamente todas as síndromes gripais serão tratadas com tamiflu. O uso do tamiflu não significa que a pessoa esteja com a gripe A (H1N1), então professores e alunos, não se assustem ao ver alguém em uso de tamiflu, o medicamento será usado também para gripes comuns.
Ela destaca que o uso do álcool gel é indicado apenas quando não houver possibilidade de lavar as mãos com água e sabão.
RECOMENDAÇÕES PARA ESCOLAS
• Alunos, professores e demais funcionários que adoecerem devem permanecer em casa até sete dias após o início dos sintomas;
Não está indicada a suspensão de aulas e outras atividades, para controle de surto de influenza como medida de prevenção e controle de infecção;Devem ser adotadas as seguintes medidas preventivas:
• Cobrir o nariz e a boca com lenço, ao tossir ou espirrar e desprezar o lenço no lixo após uso;
• Lavar as mãos com água e sabão após tossir ou espirrar;
• No caso de não haver disponibilidade de água e sabão, usar álcool gel;
• Evitar tocar olhos, nariz ou boca;
• Evitar contato próximo com pessoas doentes;
• Proceder à limpeza e desinfecção de mobiliários e banheiros.
Fonte da reportagem e imagem: tangara.sc.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário