segunda-feira, 27 de maio de 2013

Publicação apresenta desafios para o PNE se tornar realidade

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Foto: Acervo ABr
Após dezessete anos da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) sugerir que todos os professores da educação básica tivessem ensino superior, quase 26% dos docentes que lecionam no país ainda não alcançaram a meta. O dado faz parte do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2013, divulgado nesta semana.
O documento lançado pela ONG Todos pela Educação foi organizado de acordo com as 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita há mais de dois anos no Senado Federal. Com base nas propostas do PNE, como a ampliação do acesso e qualidade de ensino e combate à desigualdade nos níveis de escolaridade, a publicação apresenta os desafios para esses compromissos.
O anuário aponta que somente 11% dos adultos, entre 35 e 44 anos, têm formação universitária. No Chile, esse índice é de 27%, e nos Estados Unidos chega a 43%. O PNE pretende dobrar as taxas atuais e elevar para 33% o número de matrículas na educação superior.
A pesquisa também aponta que a população brasileira possui hoje 7,3 anos de estudo, em média. O que é considerado um nível baixo de escolaridade. No entanto, a situação é ainda mais alarmante quando analisada pela renda. Há uma diferença de quatro anos de escolaridade entre os 20% dos brasileiros mais ricos e os 20% mais pobres.
O anuário completo está disponível no site www.todospelaeducacao.org.br.
fonte: Radioagência NP, Daniele Silveira.

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