sexta-feira, 24 de maio de 2013

COMERCIÁRIOS DO VALE DO ARARANGUÁ FECHAM CONVENÇÃO COLETIVA

Reajuste garantiu ganho real a todos os comerciários da região do Vale do Araranguá. Sindicato comemorou o resultado das negociações


Joelcio Cesar dos Santos - presidente do Sindicato dos Comerciários
Anualmente, com a proximidade da data base dos comerciários, o Sindicato dos Comerciários do Vale do Araranguá, representando os trabalhadores, e o sindicato patronal, representando os empregadores, negociam o reajuste salarial dos empregados no comércio. A negociação coletiva deste ano já chegou a um acordo, e o piso para os trabalhadores no comércio passa a ser de  R$ 890,00. Além disso, todos os trabalhadores da categoria, mesmo os que ganham salários superiores ao piso, devem receber um reajuste de 8,5% em seus salários.

O presidente do Sindicato dos Comerciários, Joélcio Cesar dos Santos, lembrou que as negociações são sempre momentos de tensos, mas que neste ano, novamente, os comerciários podem comemorar o ganho real. "Depois de um ano de trabalho, os comerciários têm um prejuízo no seu poder de compra. Este ano, conseguimos mais uma vez recuperar este prejuízo e ainda garantir um aumento real", ressaltou Santos, lembrando que este benefício também vale para os profissionais que ganham mais que o piso da categoria. 

Outra bandeira defendida pelo sindicalista é a do piso da categoria, que neste ano foi reajustada em 11,25%. "Nós temos hoje um salário mínimo estadual, e mais uma vez conseguimos fechar o acordo acima deste valor", destacou Joélcio reafirmandou outras garantias dos comerciários. "Além do piso, mantivemos o quebra de caixa em 20% e não negociamos banco de horas", ressaltou.

O sindicalista ainda ressalta a negociação em feriados e lembra, o comércio só pode abrir em datas autorizadas pelo sindicato. "Sabemos que existem algumas datas que o comércio precisa abir. Não estamos aqui para travar o desenvolvimento da categoria. Mas precisamos garantir o direito de descanso dos trabalhadores. Alguns feriados foram negociados de acordo com a situação específica de cada localidade", falou.

(Lucas Casagrande - JP 04652 SC)
fonte:Fecesc


Nenhum comentário:

Postar um comentário