sexta-feira, 17 de maio de 2013

Videira: CREAS, Conselho Tutelar e CRAS se unem para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de crianças e adolescentes

Ampliar
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de |Videira, o Conselho Tutelar e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) com o objetivo de mobilizar a sociedade para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes estão realizando durante a semana, juntamente com o Departamento de Ação Social da Prefeitura de Videira, diversas ações de mobilização e orientação. A intenção é marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de crianças e adolescentes, comemorado oficialmente no dia 18 de maio.

Segundo Rosani Manenti – diretora de Ação Social da Prefeitura, as ações estão sendo desenvolvidas na escola municipal Criança do Futuro (CAIC) e nas escolas estaduais Padre Bruno Pokolm e Inspetor Eurico Rauen, que ficam no território específico de abrangência do CRAS. Através de uma equipe técnica os alunos estão tendo acesso a palestras informativas, dinâmicas e recebimento de materiais alusivos a data. Já nesta sexta-feira (17), a partir das 13h30, o CREAS e o Conselho Tutelar realizam uma mobilização direcionada ao Dia Nacional de Combate a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na Câmara Municipal de Vereadores.

Na oportunidade, também serão repassadas orientações e será feita a entrega de materiais explicativos e alusivos a data. O evento contará com a presença de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de profissionais da educação e pessoas que trabalham diretamente com a rede de promoção, proteção e defesa da criança e do adolescente.

Por que 18 de Maio?

O dia 18 de Maio é uma conquista que demarca a luta de crianças e adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Araceli Cabrera Sanches foi seqüestrada, espancada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, desde o momento em que Araceli entrou no carro dos assassinos até o aparecimento de seu corpo, desfigurado pelo ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória. Poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.

O dia 18 de maio foi criado em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se em um evento, onde surgir à idéia de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. A intenção desta data é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta. Para denunciar basta ligar para o número 100. A ligação é gratuita. (Silvia Palma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário