quinta-feira, 16 de maio de 2013

III Mostra do Vinho terá representantes de todas regiões produtoras de SC




A III Mostra do Vinho Catarinense, que ocorre no dia 4 de junho, no Hall da Assembleia Legislativa,  contará com vinícolas de todas as regiões produtoras de Santa Catarina. O evento, realizado pela primeira vez em 2011, marca a abertura simbólica do primeiro barril do vinho produzido no Estado e é uma das ações que busca valorizar a vitivinicultura catarinense e o enoturismo, vinculado ao setor. A atividade também comemora o Dia Estadual do Vinho (primeiro domingo de junho).
                A partir das 10h as vinícolas apresentarão seus produtos aos visitantes e às 19h, em uma solenidade, ocorre a sangria do barril. Logo após está programada uma degustação dos vinhos produzidos no Estado. Conforme o deputado Padre Pedro Baldissera, autor do projeto que resultou na criação do Dia Estadual do Vinho, apesar da qualidade dos vinhos catarinenses o consumidor do Estado em geral desconhece a produção local, e prioriza produtos importados, muitas vezes de qualidade inferior. A divulgação do vinho que é produzido em Santa Catarina amplia, cada vez mais, a ponte entre vinícolas e consumidores.
Oficinas de degustação abertas ao público
                Neste ano, a Mostra tem uma novidade para os participantes. Em uma parceria com o IFSC, ocorrem três oficinas de degustação de vinhos, às 10h 30, 13h e 14h 30, todas orientadas por especialistas. As inscrições estarão abertas a partir do final dessa semana. 
Posição de destaque
                Santa Catarina é o quarto produtor de uvas e o segundo de vinho no Brasil, perdendo apenas para o Rio Grande do Sul. A posição de destaque contrasta com a tendência do consumo interno.
                A promoção é do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Cresol Tangará, prefeituras municipais de Tangará, Nova Trento, Urussanga, Pinheiro Preto, São Joaquim, SINDIVINHO, Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe da região de Urussanga (PROGOETHE), com o apoio do mandato do deputado Padre Pedro Baldissera.   
fonte:Assessoria de Imprensa Gab. Pe.Pedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário