terça-feira, 28 de maio de 2013

Operação da Polícia Federal desarticula esquema de desvio de recursos públicos

Na madrugada desta segunda-feira (27), a Polícia Federal deflagrou (27) uma operação para desarticular uma organização criminosa que desviava recursos públicos de municípios do norte de Minas Gerais. O esquema, que contava com a participação de empresários, servidores públicos e agentes políticos, também se estendia aos estados da Bahia e Espírito Santo.
A Polícia Federal (PF) informa que a quadrilha fraudava processos licitatórios, direcionando as contratações para as empresas integrantes do esquema. O grupo atuava também no desvio de verbas destinadas aos contratos de construção civil, pavimentação de vias públicas, manutenção de estradas e de locação de máquinas para a limpeza urbana, que eram aplicadas em bens, móveis e imóveis, localizados em outros estados brasileiros. Segundo as investigações, o desvio pode superar a quantia de R$ 5 milhões.
De acordo com a PF, os servidores públicos envolvidos no esquema atestavam a conclusão de obras incompletas ou que não tinham sido nem mesmo iniciadas. Já as empresas emitiam notas fiscais frias sobre serviços não executados ou que estavam em desacordo com as especificações do projeto.
A "Operação Sertão-Veredas", como foi chamada, ocorre nos municípios de Montes Claros, São Francisco, Itaracambi, Januária, Manga e Janaúba, em Minas Gerais; Vitória da Conquista e Prado, no estado da Bahia e Guarapari, no estado do Espírito Santo.
FONTE: Radioagência NP

Nenhum comentário:

Postar um comentário