segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Agentes Comunitários de Saúde de Videira recebem capacitação sobre prevenção de deficiências


A prevenção de deficiências foi tema de capacitação para Agentes Comunitários de Saúde da Estratégia de Saúde da Família e da Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde de Videira. O Curso aconteceu na última terça-feira (8) nas dependências do CAPS I de Videira e foi ministrado pelas profissionais de saúde atuantes na APAE de Videira: Juliana Possenti (fisioterapeuta) e Gislaine Rissi (terapeuta ocupacional) que fazem parte do Projeto Prevenir desenvolvido por aquela instituição.

O Projeto Prevenir tem como objetivo implantar ou implementar o programa de prevenção de deficiência em todos os  municípios catarinense. De acordo com os idelaizadores do projeto, as ações educativas são a estratégia mais simples, de menor custo, podendo ser aplicada a realidade, através de informação e orientação ou campanhas, conscientizando a sociedade sobre as necessidades dos cuidados prioritários com a própria saúde e da população em geral, diminuindo e evitando deficiências decorrentes na sua grande maioria, pela falta de informação.

As frentes de atuação do projeto são a prevenção primária: não permitir a ocorrência de deficiências; Prevenção secundária: uma vez instalada a deficiência, iniciar o processo de reabilitação o mais rapidamente possível, a fim de minimizar complicações e criar situações de melhora; e a prevenção terciária: proporcionar atendimento digno, decente e adequado às pessoas com deficiência.

Aos agentes comunitários as profissionais explicaram que segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 70% ou mais das deficiências poderiam ser evitadas. “Com a evolução do conhecimento científico, o esperado seria que a taxa de incidência de deficiências fosse gradativamente diminuindo, o que acreditamos que não vem ocorrendo, a julgar pelo número de pessoas com deficiências (que poderiam ter sido evitadas) encaminhados as APAEs.”

Para o secretário de Saúde, Caetano Cardoso, a capacitação é de extrema importância, porque dá aos agentes de saúde, que estão visitando as casas dos videirenses, diariamente, elementos técnicos para instruir a comunidade. “Os elevados índices de deficiência podem ser reduzidos se investirmos em prevenção. Com base nos dados repassados aos nossos agentes queremos oferecer à comunidade informações relevantes a respeito da prevenção das deficiências e as atitudes que podemos tomar para evitar ou minimizar o impacto das mesmas nas pessoas.”




FONTE:Silvia Palma
Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira

Foto: Secretaria de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário