Ato foi promovido pelo Fórum Permanente da Agricultura Agroecológica e Sustentável, presidido pelo deputado Padre Pedro Baldissera.
Há 20 anos, o agricultor Ivo Durigon, de Descanso, no Meio Oeste, resolveu migrar a lavoura convencional para a orgânica. Motivado pelo sucesso financeiro, em 2004 passou a produzir 100% em sua propriedade seguindo os métodos agroecológicos, sem insumos químicos. “Saí das dívidas da agricultura convencional para o lucro”. Ivo é vice-presidente da Cooperativa dos Produtores Biorgânicos (CooperBiorga), uma das entidades homenageadas pela Assembleia Legislativa na noite desta terça-feira (8), durante ato solene do Fórum Permanente da Agricultura Agroecológica e Sustentável em Santa Catarina.
O reconhecimento e a promoção dos serviços prestados ao desenvolvimento da consciência ecológica marcaram a solenidade conduzida pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT), presidente do fórum. “Queremos promover a conscientização para a produção e para o consumo saudável do nosso povo”.
A maioria das propriedades rurais de Santa Catarina é familiar, o que favorece o desenvolvimento da agroecologia. Há inúmeros dados, levantados por muitos dos que estão aqui presentes, apontando para o acerto que significa investir na produção orgânica e agroecológica.
Esperamos que esta homenagem não sirva só como um incentivo à continuidade do trabalho de todos e todas, mas sim, como um alerta à sociedade e aos poderes públicos, de que se queremos mesmo um planeta vivo e saudável, o caminho passa pela agroecologia.
Padre Pedro pontuou ainda diversas ações que são realizadas pelo fórum em todo o estado. O destaque foi a promoção de um seminário em Pinhalzinho, no primeiro semestre, que reuniu mais de duas mil pessoas. “Vamos promover muitos debates sobre o tema”.
Famílias agricultoras de todo o estado participaram do ato solene no Parlamento, que recebeu uma exposição dos mais variados tipos de produtos orgânicos cultivados em Santa Catarina.
Para o deputado Padre Pedro a agroecologia não é uma alternativa, mas um modelo consolidado. “Se os Poderes Públicos investirem e valorizarem este modelo não tenho dúvidas de que a perspectiva da agricultura terá uma mudança significativa já nos próximos anos”, afirma Padre pedro. Na visão do parlamentar, o conceito do trabalho é muito mais do que produzir sem veneno; envolve a cultura da família campesina, de cuidado com água, com a terra. Envolve também a saúde, utilizar a natureza em favor da saúde.
“E aqui quero lembrar, também, dos projetos que não estão lá no meio rural apenas, como a agricultura urbana e periurbana, e o trabalho com plantas e ervas medicinais. Tudo isso constitui uma forma diferente de olhar para a vida; é visualizá-la numa totalidade que inclui o alimento, os ecossistemas e a população, interagindo de uma forma em que há um ciclo de cura, de vida, e não um ciclo de doença”, complementou.
Entidades homenageadas - Agricultura Agroecológica
Associação das Micro Bacias de Guaraciaba –
Instituto Federal de Santa Catarina / Câmpus São Miguel do Oeste
Comissão Orgânica em Santa Catarina – CPOrg / SC
Rede Ecovida de Agroecologia em Santa Catarina
Núcleo e Estudos em Agrobiodiversidade - NEABio / UFSC
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – EPAGRI
Associação dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral – AGRECO
Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo – CEPAGRO
Cooperativa Mista de Produção, Industrialização, Comercialização de Biocombustíveis e Produtos Agropecuários do Sul do Brasil - OesteBio
APACO- Ass. dos Pequenos Agricultura do Oeste Catarinense
Grupo Agroecológico Guapovida
Associação dos Pequenos Agricultores Produtores de Sementes Crioulas Orgânicas e Derivados - Asso
Associação dos Produtores Ecológicos de Porto União - Afruta
Recanto da Natureza Sto. Amaro da Imperatriz
Cooperativa dos Produtores Agroecol. de Joinville e Região - Coopaville
Associação dos Colonos Ecologistas do Vale Mampituba – Acevam
Cooperativa Ecológica dos Agricultores, Consumidores e Artesãos da Região Serrana - EcoSerra
Econeve Cooperativa Ecológica de São Joaquim e Região
Associação dos Produtores Ecológicos Água Corrente
Cooperativa dos Produtores Bioorgânicos - Cooperbiorga
Associação dos Agricultores Ecologistas de Ituporanga – Aecit
Movimento de Mulheres Camponesas - MMC
Agricultores familiares homenageados
Amauri José Wartha
Antonio José Knob
Anderson Zapelini
Helio Luiz Steffens
Ivo Hübner
Olidio Benachio
Entidades homenageadas - Agricultura Urbana
Grupo Comunitário Revolução do Baldinho / CEPAGRO
Núcleo Assistencial Humberto de Campus – NAHC
Laboratório de Educação do Campo e Estudos da Reforma Agrária – LECERA / UFSC
fonte: assessoria de imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário