foto:ABr |
Cinco denúncias de violência contra idosos são registradas a cada hora no Brasil. É o que revelam dados da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República.
Nesta terça-feira (01), data em que se celebra o Dia Mundial do Idoso, parte da população brasileira com mais de 60 anos tem de enfrentar uma triste realidade de violência.
De janeiro a junho deste ano, 22.754 denúncias de violência praticada contra a pessoa idosa em todo o país foram registradas pelo Disque 100. Foram, em média, 125 queixas por dia, cinco por hora.
Segundo a Secretaria de Direitos Humanos, pouco mais de 70% dos suspeitos denunciados têm parentesco direto com a vítima, como irmãos, netos, primos, mulheres ou maridos.
Na maioria dos casos envolvendo violência contra idosos, os agressores são os próprios filhos, correspondendo a mais de 50% dos casos. Em mais de 70% das denúncias, o ataque acontece na própria casa do idoso. A maioria das vítimas da violência contra idosos são mulheres (64,74%).
Os tipos de violência denunciados com mais frequência são negligência (75,07%), psicológica (56,06%) e de abuso financeiro e econômico (45,48%). Denúncias de violência física somam 28,03%.
fonte:Radioagência NP,
Nenhum comentário:
Postar um comentário